Atividades 2007/2008

 

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público

Campanha em prol a lei da pesca

 

30 PINGUINS EM GUAECÁ/S.SEBASTIÃO ALGUNS SALVOS PELA DEFESA CIV/LNAGOSTO 2008

              

 

 S. Sebastião, As ações da SOS Manancial, impediram a continuidade de desmatamento por posseiros. Guaecá

 

Desmatamento

S. Sebastião: As  ações da SOS Manancial, impediu a continuidade de  bota fora em área de banhado. Guaecá

 


 

Bota Fora em áreas de APPs

SOS Manancial

Em Mogi das Cruzes Audiência Pública : Repudiou os desastres e abandono causados pela Petrobrás. Em 2008

 


PARCERIAS: ESCOLA TIME DE FUTEBOL  MIRIM  DE GUAECÁ

INCLUSÃO   SOCIAL/PARCERIA COM A SOS MANANCIAL

SUBSEDE: BAREQUEÇABA/S.SEBASTIÃO

Inclusão social: Parceria com um time de futebol Miriam de crianças carentes de S. Sebastião de incentivo ao esporte e lazer.

Mentor e Diretor da Escolinha de Guaecá Futebol Club:Pedro Gonçalves dos Anjos.

A Escola, situa –se na Estrada Rio Santos Km Nº 130, em frente a Guarda Rodoviária e ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora Rainha, Nº 2000.

 

O Projeto: É um trabalho com crianças menores, que ocupa-as nos momentos de ociosidade com atividades mais saudáveis. A falta de desinteresse dos pais de integrá-los a programas afins, nestes horários e que levou o presidente da escola a realizar programas e periodicidade de eventos, objetivando o afastamento dos mesmos a criminalidade.  

Com início das atividades desde 2000. Pedro Gonçalves dos Anjos, formou uma diretoria denominada futebol Club Mirim para acolher esses menores, objetivando ocupá-los em recreação e lazer e integrá-los à sociedade e desta forma a qualidade de vida desejada. Pedro Gonçalves dos Anjos, hoje diretor do futebol Club, utiliza-se de espaços para treinos com estas crianças, pois teme o convívio destes menores com as drogas e desta forma desvia-os também da criminalidade e abusos. Espera ampliar o projeto com programas de diferentes culturas, de atendimento médico, que para tanto há necessidade de mais parceiros e verbas.

A Escolinha de Campo do Guaecá, é Sociedade Autônoma e sobrevive através de trabalhos e ajuda de Pedro Gonçalves dos Anjos na busca destes parcerias e patrocinadores levantando verbas para manter estas atividades. Treinos são realizados todos aos sábados à partir das 13.30.

Participam uma média de 40 crianças, quando não há eventos relacionados as escolas fundamentais e ou regular. Podendo ser classificadas como amistoso.

Os campeonatos ocorrem todos os domingos à partir das 10.00 horas da manhã até as 18 horas.

Méritos: Rodrigo de 16 anos,ganhou troféu de revelação.Vide foto.

Medalhas, vide foto.

Intercâmbio e Destaque 1-Por mérito para a Escola Personal Trainer de Santo André pelos resultados obtidos nestes eventos, que tiveram como merecedores  2 garotos de 14 e 15 anos que se empenharam ao destaque, comandado pelo ex-preparador físico do Corintias,  Félix.

2-Premiação dos 102º torneio do Guaecá pelo Campeão do Bairro de S. Francisco do Colinas Futebol Club.

Categorias: Sub 11, sub13 e sub 15.

Resultados destes eventos: Destaque de 2 garotos de 14 e 15 anos que se sairam

 

Nota: Para manter a escola, os treinos e campeonatos, há necessidade de muita ajuda da comunidade e poder público.

Há necessidade de verbas para:

A preservação da escola, Viagens de intercâmbio, Micro Ônibus para  trafegar as crianças, Material esportivo, divulgação e ampliação da escola, saúde, atendimento médico e assistencial, alimentação.

 

Segue algumas fotos das atividades deste trabalho:

 

 

Pedro Gonçalves dos Anjos  no jornal camisa 72 e a direita do lado direito.

 

Pedro Gonçalves dos Anjos  no jornal camisa 72 e a direita do lado direito.

 

Participadores classificados1-Por mérito para a Escola Personal Trainer de Santo André pelos resultados obtidos nestes eventos, que tiveram como merecedores  2 garotos de 14 e 15 anos que se empenharam ao destaque, comandado pelo ex-preparador físico do Corintians,  Félix.

 


 

 

Mogi  das Cruzes

Reunião em prol ao Meio Ambiente na subsede da

 SOS Manancial.

  

Reunião realizada em 17/10/2007 , tendo como pauta do dia:

1-Assuntos gerais local e global. 2-Atividades realizadas.3- Sugestões de trabalhos.

Estiveram presentes membros da diretoria da entidade e moradores da cidade:

Otto Carlos, Maria dos Santos, Márcia Abrão, Fernando Rezende, Geraldo Justiniano, Soraia Carvalho, Aduardo Rodrigues, Lucila Dias, Daniela Bonafé e Yara Toledo.

O Sr.Otto, manifestou preocupação em relação as grandes retiradas de turfas da Serra do Itapeti a 2 km de Mogi e que o perigo é qual o local de bota fora? Solicita encaminhamento às autoridades competentes. A Sra Maria dos Santos fez denúncia sobre o perigo da expansão de Abrolhos, local de procriação e criação de filhotes de Baléias , atividade, que se repete todos os anos, até o final de outubro e que o local é na ilha de  Siriba e Santa Bárbara, local de mergulho e que a especulação imobiliária avança na região desde de 2005 e que tais  Condomínio  Carvalho e Eco Vilas, com preço anterior de 5 mil reias e hoje, somente aos milionários e que os impactos ai serão irreversíveis, colocou a cidadã, que pede a ONG SOS Manancial, providências. A Sra Yara, indagou aos demais presentes sobre o uso da fala e ninguém mais quis se manifestar, eu a presidente, pedi a fala e manifestei-me sobre maiores preocupação da população de Mogi das Cruzes em relação ao grande número de antenas na região e o perigo da população em relação a vulnerabilidade quando muito próximo das residências e dei como encerrada a reunião.

 

 

Fotos do local da denúncia

Local de APA do Rio Peruíbe/Bahia

 


AUDIÊNCIA PÚBLICA PETROBRÁS/06/03/2008

Marcia Brasil

Representando a ONG/SOS Manancial/Mogi das Cruzes/SP

 

Ao Sr. Francisco Graziano Neto

Secretário do Consema e presidente do Conselho Estadual do Meio Ambiente Sr. Francisco Graziano Neto

S. Paulo 06/03/2008

Boa noite a mesa, autoridades presentes, empreendedores Petrobrás e distinto público presente.

As fotos que estarei apresentando, mostram uma realidade preocupante.

Srs empreendedores da Petrobrás,

Defendemos o Progresso, porém  desenvolvimento conforme as necessidades destas e das futuras gerações.  Economia não é um  fim em si mesma é também equacioná-la de forma a garantir a qualidade de vida em prol a sobrevivência humana, não há qualidade de vida sem um Meio Ambiente equilibrado.

Parabenizamos os investimentos e empenhos da Petrobrás, conforme a Revista Exame:

Primeiro lugar entre as 50 maiores industrias, por venda: desde 1999 a 2007

 

Exemplo: 2005: fatura: 47.855 milhões de dólares

                2006:  “         61.457 milhões de dólares

                2007:  “         77.614,1 milhões de dólares e por ai vai....

Senhores, um lucro de quase 80 bilhões, em reais, com tendências crescentes destes lucros e sem nenhum investimento na busca de alternativas ecologicamente mais sustentáveis e eticamente mais corretas, visando projetos mais seguros, menos impactantes, como por exemplo a  alternativas de passagem destes dutos em túneis, sem desmatamentos. Por que não investir em pesquisas para melhorar este quadro e evitar tantos cortes de Matas Nativas, que somando todas registram uma proporção significativa além da poluição visual?

Há mais de cinqüenta anos explorando, já não é tempo de recuperar as matas destruídas?

Desenvolvimento em detrimento ao equilíbrio ambiental das florestas do Brasil, dos mananciais, cujos impactos são sistêmicos e irreversíveis, um grande contribuidor do efeito estufa e das mudanças climáticas e destruidor dos biomas de nossas Matas, lembrando que 1m2 de  Mata Atlântica, que destruímos, estamos perdendo espécies que nem conhecemos, importantes para a medicina.

Impactos irreversíveis por falta de monitoramento, segurança, gestão, fiscalização e outros. As fotos mostram esta realidade:

Baia da Guanabara, vazamento duas vezes no mesmo duto/1997

Rio Iguaçu, impacto Santa Catarina /Impacto  Rio Birigui, o vazamento de óleo, primeiros socorros: ONG AMA./Os socorros da Petrobrás, chegou bem depois, uma extensão alarmante.

S. Sebastião/SP, descaso, nas obras,vazamento e falta de segurança e monitoramento/Câmara dos Vereadores entra com ação contra./2008

Rio Guaecá/S. Sebastião/Litoral Norte/2006

Prezados senhores, agora na nossa querida Serra do Itapeti? No nosso querido Rio Tietê? Com toda esta insegurança gerada?

Um desastre nestes dutos e conforme as condições climáticas, este gás em suspensão  asfixia.

Petrobrás, o que esperam para as futuras gerações?

Será que o homem sobreviverá aos seus próprios impactos?

A minha presença deve-se a Lei/ Capítulo VI /Art. 225 da Constituição: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poser Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

 

 

 

 

 

 

Email: sosmanancial@uol.com.br

 Site:  www.sosmanancial.org.br