APRESENTAÇÃO

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público/OSCIP
SOS Manancial do Rio Cotia

 

Cadastro CONAMA-CADEA-CADES

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público OSCIP
CNPJ 03.259.395/0001-30-
MJ - Processo no. 08000.01868/2000-65
D.O.U. de 22/11/2000
Registro Barueri no. 176319

CONAMA

Processo nº.0800.01868/2000-65-D.O de 22/11/2000 / MJ /OSCIP
Registro no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas / Portaria
Nº321, de 18 de agosto de 2003 D.O da União / CONAMA
Entidade Registrada / Barueri / nº176319 e nº130335 - CNPJNº03.259.395 / 0001-30
Endereço Rua Batataes nº507 - ap 91-S. Paulo Capital - Cep:01423010
Telefax: 38851490 / email: sosmanancial@uol.com.br
Site: www.sosmanancial.org.br

HISTÓRICO

"Uma história de luta pela Qualidade de Vida"

A SOS MANANCIAL/SOS MANANCIAL DO RIO COTIA, com início de trabalhos em 1997, reivindicando junto às autoridades impactos de toda a natureza, da nascente a foz da bacia hidrográfica do Rio Cotia e micro-bacias. O que mais chamava atenção neste ano era um lixão com queima de piche dentro do Manancial e lagos ao lado da Hípica, na Avenida Vitorello com Fazendinha no município de Carapicuíba. Muitos foram os abaixo-assinados às autoridades, mídia e outros pelas comunidades de envolvimento que se mobilizaram à procura de soluções e o resgate da qualidade de vida das regiões afetadas e da Bacia como um todo. As agressões, autorizações indevidas por falta de uma gestão séria de preservação dos mananciais e Matas protegidos pelo Código florestal e sem a proteção do DUSM (Departamento de Uso de Solo e Mananciais) e as invasões irregulares nas Várzeas que aumentavam assustadoramente e junto mais lixos que em época de chuvas assoreavam os lagos e os mananciais provocando enchentes e doenças, além da perda destas águas para abastecimento da região Oeste Metropolitana de S. Paulo.

02
No dia 17 de março de 1999 representantes de residenciais, ambientalistas e moradores da Região se organizaram e concretizou-se a fundação. A Entidade com objetivo de fortalecer junto às autoridades do Poder Público, envolvimento com o Meio Ambiente e o compromisso ético com esta e as futuras gerações na busca de SANEAMENTO AMBIENTAL de âmbito local, Nacional e conseqüentemente Mundial, encaminhou e protocolou projetos aos Municípios lindeiros com a Bacia do Rio Cotia e pedido da Criação de Departamentos de Meio Ambiente para melhor atender as reivindicações das comunidades de envolvimento.

OBJETIVO E FINALIDADE

Prioridades: Recursos hídricos, saneamento Ambiental das bacias e ecossistemas integrado na busca de soluções visando através da sustentabilidade destes recursos a qualidade de vida.

É exclusivamente associativa, cultural e técnico científicas com âmbito nacional, que congregará pessoas físicas e jurídicas de qualquer natureza sem restrições legais e comprometidas com bem estar e sobrevivência da humanidade, com a conservação ou preservação de ambiente natural e com o combate a todas formas de depredação ambiental que afetem o equilíbrio ecológico, promovendo campanhas; recursos renováveis; cumprimento da legislação; patrimônio paisagístico, luta para a preservação do patrimônio histórico, arqueológico e paleontológico, além da promoção da assistência social: saúde, segurança, voluntariado, desenvolvimento econômico e social e combate a pobreza, novos modelos sócio-produtivos e de sistemas alternativos de produção, comercio e critérios e outros condicionados ao estatuto da OSCIP e da Entidade.

03 folha

RESUMO DE ATIVIDADES

Contribuições: Junto ao Coletivo de Entidades do CONSEMA/S.P. Conselho Estadual do Meio Ambiente do Estado de S.Paulo, Titular e CT do Colegiado da APA do Tietê / S.P / desde 2.000 até 2004, Subcomitês de Bacias: Cotia - Guarapiranga, Mogi-Cabeceiras e Pinheiros Pirapora, pedidos de PDPA(planos de desenvolvimento de proteção Ambiental do Rio Cotia em estudos coordenado pelo IPT / USP / desde 2001/2002). Eleita Conselheira do CONESAN / Conselho Estadual de Saneamento/S.P/2003,cadastrada no PROAONG / Secretaria do Meio Ambiente de S.P, membro do "CONDEMA" Município de Cotia, desde 2003,cadastro junto ao CONAMA, ARTIGOS de Sensibilização e Informação à Mídia Regional em Prol ao Meio Ambiente, 2004,02 / 12,RODOANEL,EIARIMA,Embu das Artes, Reivindicações: cumprimento OESTE e princípios ambientais da precaução e previsibilidade em prol aos mananciais e engenharia de rios e seus ecossistemas, 2004/ Realização de 3 eventos sobre Plano Diretor em Cotia, objetivando Proteção Ambiental e preservação aos mananciais. Fomentou ambientalistas em prol aos mananciais do BAIXO COTIA, vítima de Bota fora em suas várzeas. Site com um número significativo de consultas e outras contribuições afins.

RESUMO DE PARTICIPAÇÃO

Da Cúpula Mundial: Rio +10 em Johannesburgo- África do Sul/26/08 a 4/09/2002./Manifesto dos povos da língua Portuguesa/articulou com mais de 200 assinaturas internacional em prol as nascentes da Bacia do Caçador (Serra do cafezal) em área de Mata Atlântica de S. Paulo, região de Iterei e eventos durante a Cúpula.

Fórum Mundial Social-"Word social Fórum" Porto Alegre-janeiro/2003.

V Encontro Movimento cidadania Pelas águas-Petrópolis/RJ - participação com apresentação de Oficina Participativa/março de 2003: Inclusão Social, saneamento ambiental e sustentabilidade- Confecção e aprovação da Carta de Petrópolis.

a) Entrega de 200 assinaturas de ONGs ao Excelentíssimo Sr. Ministro Sarney, abaixo assinado da petição da coligação em defesa de impactos em nascentes de Mata Atlântica da Serra do Cafezal e também ao Excelentíssimo Sr. Ministro J. C. Carvalho, 2003.

b) Encontro Nacional em Brasília / 26 e 27 de novembro de 2003 e Botucatu, Fórum Brasileiro de Organizações não Governamentais e Movimento Sociais para o Meio Ambiente e o desenvolvimento.

c) Iniciativa e articulação regionalizada junto às políticas públicas e sociedade civil Org. de envolvimento com a bacia do alto Tietê Oeste, sensibilizando os 8 municípios a realizarem Núcleo Regional de Educação Ambiental "Alto Tietê".

d) Oeste"objetivando atender também as propostas do projeto do RioCotia, (2000) além dos benefícios para o rio Tietê. Os oito municípios assinaram e aguardam a concretização do mesmo, que por motivo de troca de secretário sediado de Carapicuíba, o processo foi interrompido).

04 folha

g) Palestra à convite da diretoria do Centro Municipal de Campismo - CEMUCAM - tendo como tema: "Progresso e qualidade de Vida: Uma questão Educacional" Fortalecer comunidades às questões ambientais, objetivando a informação, estratégia de divulgação dos conhecimentos e que conseqüentemente promova a gestão e fiscalização, minimizando os impactos do progresso. Setembro de 2002.

h) Participou do levantamento técnico-biológico sobre as áreas verdes de maior importância no Município de Carapicuíba e de animais em extinção da região de autoria da Bióloga: Silvana Schirmer.

i) Curso de Extensão Cultural USP-ESALQ-LATROP - Capacitação Governativa de Representantes do Subcomitês de Bacias Metropolitana do Alto Tietê / 14/08 a 20/11/2002 - SABESP / Leopoldina / Prof. Ricardo Nader.

j) Proposta à Agenda21Brasileira / Debates Estaduais / Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Proposta da SOS manancial do Rio Cotia é contemplada para implementação e ampliação das Unidades de Conservação.Texto: Dar importância aos fragmentos para a conservação da bioma e sustentabilidade dos "gens" (fortalecimento dos ecossistemas) encontrados nos remanescentes de mata Atlântica e mistas (cerrados-capoeira), ciliar, várzeas,lagos, açudes e outros que se destruídos haverá da contribuição do que não conhecemos de importância para a medicina. Incentivo fiscal para os proprietários destas áreas de fragmentos. 26/04/2001.

PROJETOS

1) Projeto: "Rio Cotia como um todo de sudoeste a oeste" protocolado nos municípios de: Carapicuíba, Barueri e Cotia. (julho de 2ooo) em andamento até a presente data:

a) ProjetoPetrobras: Concursocom apresentação de três Projetos em 2004: Inclusão Social, Água uma questão de cidadania e Cabeceiras do Rio Cotia.
Telecomunicação, alfabetização digital, um desafio à Universalização, visando Educação, sustentabilidade, trabalhando a Nação.
Organização para chamada instituída pelo programa de bibliotecas do Fust. (Reaproveitamento / lixo) sustentabilidade programas de inclusão social.

b) Dois filmes educativos: sensibilização: Recursos hídricos ameaçados:1998 e 2000.
Articulação iniciativa junto ao CEAM, para a realização de Núcleo Regional de Educação Ambiental envolvendo oito município de envolvimento como rio e a bacia do Tietê.em fase de efetivação.2001

05 folha

g) Minuta de termo de Referência para desenvolvimento de projeto de Praça Ecológica e Croqui contendo nossa sugestão, localização de equipamentos e ocupação geral de um parque ecológico em parceria com o Departamento de Meio Ambiente de Cotia/2003 em andamento.

h) Participou:"Micro Reserva biológica"Projeto de lei Nº 2217 / 29/03/2001. parceria com a Câmara Municipal de Carapicuíba de autoria do vereador José de Alpermague. Manifestação pela ONG/SOSMRC, neste estabelecimento do pedido ao Prefeito para o sancionamento da mesma.

i) Confecção de cartilhas: "Lazer e ecologia", Lixo: economia / Energia e Ecologia. E outros.


CURSOS

b) Curso de Educação Ambiental como Instrumento de Participação da Sociedade na Gestão de Políticas Públicas de Meio Ambiente-Secretaria do Meio Ambiente do Estado de S. Paulo / Ricardo Trípoli.

CERTIFICADOS

Certificado: Participação Prêmio Ambiental von Martius, Edição 2001, contribuindo para promover o desenvolvimento econômico, social e cultural com respeito ambiental.

Certificado: Oficina de Educação Ambiental do Projeto Desafio das Águas, pelo Instituto Ecoar para a Cidadania.

Certificado: Workshop "Mata Ciliar" Secretaria de Estado do Meio Ambiente - S.P. / José Goldemberg
Certificado: Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio: Secretaria do Meio Ambiente de S. Paulo / Secretário do Meio Ambiente: José Goldemberg / Prof. Dr. Fernando Rei.

Certificado: Encontro Regional Cidades Sustentáveis: "Gestão Ambiental e Compromissos para Soluções do Lixo Urbano"Cetesb / Secretaria do Meio Ambiente.

06 folha

Certificado: Encontro Internacional sobre o inventário de Metano Gerado no tratamento de disposição de Resíduos / Secretaria do Meio Ambiente/Cetesb.

Certificado: "III Reunião Anual sobre Pesquisa Ambiental: Políticas Públicas" Cetesb/S.M.A.

Certificado: Reuso / Reciclagem de Resíduos Sólidos Industriais / Ricardo Trípoli / Drausio Barreto/ Secretaria do Meio Ambiente de S.P / Cetesb

Certificado: "Reciclagem de Resíduos Sólidos Domiciliares"SMA/CETESB: Drausio/Ricardo Trípoli

Certificado: "O Ozônio como Poluente Atmosférico" Secretaria do MA/Ricardo Trípoli

Certificado: Menção Honrosa no 1º concurso de fotos na 3ª semana do Meio Ambiente realizado do dia o2 a 06 de junho de 2003, promovido pela secretaria do D. M. A do M de Cotia.
Certificado: Participação da delegação III Fórum Mundial em Porto Alegre-RS-Brasil-janeiro de 2003.

CONGRESSOS / SEMINÁRIOS

Universidade de S.Paulo: Faculdade de Saúde Pública-USP:

Seminário sobre Educação Ambiental-Desenvolvimento de Cursos e Projetos
Seminário Internacional Mananciais da Grande S. Paulo: Desafios e Perspectivas. Por Antônio Carlos de Mendes Thame: Secretário de recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado de S. Paulo.
OAB - S.P: Iº Encontro-Fórum de Debates: Alternativas Energéticas Ambientalmente Sustentáveis, pelo Eng. Werner Zulauf.
FÓRUM: O Brasil em busca de seu ativo Ambiental: Seminário Meio Ambiente & Negócios. Pelo Instituto ADVB - Responsabilidade Social.
FÓRUM: Recursos Hídricos- Instituto ADVB- Responsabilidade Social.

DIRETORIA GESTÃO/12/03/2003 a 2007 E SEDE E SUBSEDES, APROVADO EM ÚLTIMA ELEIÇÃO DE: 12/03/2003.

Presidente: Yara Rezende Arouche de Toledo

07 folha

Vice Presidente: Tânia Beatriz Gazel Quintavalle
Secretária Geral: Josefa Bezerra da Silva
Iº Secretário Dr. Roberto Luiz Arouche de Toledo Granja Viana
Tesoureiro: Fábio Galera Garcia Granja Viana

Conselho Fiscal:
Mareny Moraes Granja Viana
Maria Barreto Zerwas Granja Viana
Maria Célia Del Gerra Fiod Ptaluga

Conselho:
Conselheiros: Dra Maria Marta Ribak Granja Viana
Nely Mac Darby Alphaville
Sonia Maria da Silva - Silos Granja Viana
Elisabete Casalee Cogaíba

Sede e novas Subsedes da "SOS Manancial do Rio Cotia"/ OSCIP

Sede Principal:
Presidente: Yara R. A Toledo
Email: sosmanancial@uol.com.br Site: www.sosmanancial.org.br

08/folha

Sede 2 - Maria Célia Pitaluga: Diretora fundadora
email celia@newtime.com.br

Sede 3 - Josefa Bezerra da Silva: Diretora Fundadora

Sede 4 - Tânia B. G. Quintavalle: Diretora fundadora
mundoverde@uol.com.br

REFLEXÃO

" A contribuição para a sobrevivência daqueles que se encontram hoje à deriva dos desastres de uma evolução sem história e dependentes dos diferentes valores das civilizações, é um bem, que pode mudar a história"

S.P/14/01/2004

Yara R. A Toledo
Presidente
RG 4234076-7