APENAS UM LAGO

 

Artificial? Natural? Conseqüência de escavação em lençol freático ?  Formação  por exploração de mineradoras ?  Origem de nascentes, córregos e rios? A cor, característica do local?  Brilha o arredondado corpo d´água aos olhos da 3ª idade, jovens e crianças. Um convite compensador na cura dos stresses das grandes Metrópoles. O equilíbrio para uma mente sã, a qualidade de vida tão discutida no planeta e contribuidor da interação eficiente da engenharia dos fatores humanos  na sua felicidade e cobiçado por todas as espécies de vida da natureza!

 APENAS UM LAGO... VEGETAÇÃO, resultado de ambiente aquático,  combinados ao clima e solo, surgem as mais variadas espécies de vida que adornam e completam um quadro de paz e lazer.

 APENAS UM LAGO... OS PEIXES, a sobrevivência condicionada à microorganismos autotróficos com capacidade de absorver a luz e usa-la para transformar em alimento a água e o dióxido de carbono e ajudam a introduzir o oxigênio na atmosfera  e retém o gás carbônico, chamado de: o condicionador do ar! ( comunidades de fitoplânctos encontrados em exames liminológicos e também nos oceanos)

 APENAS UM LAGO... AS AVES, atraídas por esse ecossistema  e biodiversidade, constituído ao longo de décadas, são elas na sua maioria migratórias, também chamadas de sazonais, totalmente dependentes desse ambiente para a sua sobrevivência. A zona úmida de importância internacional, como habitat de aves aquáticas, acordo feito na Convenção  de RAMSAR, Pássaros aquáticos se deslocam no Norte dos Estados Unidos entre Estados de WYOMING e IDAHO, (Yelloswstone National ParK) migram para a América do Sul no verão à procura de alimento e pousadas para esta longa viagem. A pequena gaivota do Ártico faz umas das maiores migrações, ninho no Ártico no verão e alimentação na Antártica no verão, viagem de 38.000 Km.

 APENAS UM LAGO...  Desaparecendo aos olhos daqueles que passam e dos que ali sobrevivem, conseqüências de obras sem medirem os impactos da engenharia do curso de córrego formador dos lagos e lago nascente do Ribeirão, decisões de grupos organizados, sem conhecimento da lei e da geografia da montante e da jusante.

 APENAS UM LAGO...SUMINDO DO MAPA, ATERRO- ANO 2000- FAZENDINHA COM Estrada Morrinhos e Vila Velha.-Carapicuíba.

 APENAS  UM LAGO... PARQUE ECOLÓGICO KM 21 da  Raposo Tavares,   Recreio de Cotia, vítima de desastres desta natureza, formado pelo Córrego Carapicuíba no município de Cotia e segue seu curso atravessando o município de Carapicuíba e deságua na bacia do mais importante rio do Estado de S. Paulo, protegida pela Lei 42.837/98, APA do Rio Tietê, municípios de: Osasco, Barueri e Carapicuíba.

 APENAS UM LAGO...NASCENTES DO RIBEIRÃO  CARAPICUÍBA-  Chácaras Canta Galo- Cotia.

 APENAS UM LAGO... TAQUARALZINHO KM  22 da Raposo Tavares- Rua ZuricK, desaparecendo, especulação imobiliária.

 APENAS UM LAGO... LEI Nº 3.824/60-Lei Código Florestal 4.771/65.

 APENAS UM LAGO...DESAPARECENDO...

 A contribuição para a sobrevivência daqueles que se encontram hoje à deriva dos desastres de uma evolução sem história e dependentes dos diferentes valores das civilizações é um bem que pode mudar a história!

 

 Yara Rezende A. de Toledo

SOS Manancial

sosmanancial@uol.com.br

www.sosmanancial.org.br

 

    Principal

  Rio Cotia

  Cinturão Meândrico          Loteamentos Clandestinos

   Aves Migratórias

   Nor Any Drop To Drink